Olá amigos, leitores, seguidores e apreciadores da música e dos tambores. Tudo bem?
Aqui estou para mais um assunto relacionado ao nosso querido instrumento. A Bateria!
E desta vez irei abordar um dos temas que mais li durante boa parte da minha vida como instrumentista. Devo confessar, também, que sempre quis falar sobre o assunto mas nunca havia tido uma experiência, concreta, com dois bumbos.
Sim, irei falar um pouco sobre minha mudança de PEDAL DUPLO para DOIS BUMBOS e passar um pouco do que pude aprender pra vocês interessados no assunto.
Quem me conhece sabe que sempre fui fã de pedal duplo, levadas, grooves e músicas que estivessem envolvidas com este tipo de condução com os dois pés. E por longa data(Desde 2001) vinha utilizando este tipo de PEDAL(duplo) em meus kits.
Atualmente sou baterista da banda de Trash/Progressivo Dynahead(www.dynahead.com.br) e desde a minha entrada na banda já havia optado por adicionar outro bumbo ao meu kit! No meu projeto instrumental, o Mr.16Notes(www.myspace.com/mr16notes) eu sempre curti a idéia de pedal duplo e um kit mais "enxuto" mesmo, mas, no Dynahead não seria tão legal. Afinal de contas, bandas de Metal tem como característica suas baterias gigantes e com dois ou mais bumbos! Quem sou eu para mudar tal tradição!? hahaha.
Então desde que meu segundo bumbo chegou fiz uma série de testes de posicionamento para meu melhor conforto, afinal, sempre toquei com o pedal duplo praticamente reto, com meus dois pés virados quase que 100% para frente(somente o pé esquerdo com uma leve inclinação do calcanhar do pedal para a direita). E levei um bom tempo para achar a posição confortável com os dois bumbos.
Com os bumbos, caixa e banco posicionados estava na hora de montar o resto dos tambores e configurar meu kit novamente. A segunda mudança, RADICAL, foi em relação ao RACK(DR-503C Pearl) que saiu da configuração com 3 barras(Uma frontal e duas laterais) para 2 barras formando um semi-círculo unidas apenas pelo expansor(RJ-50 mini-expansion bar Pearl). A praticidade do Rack da Pearl é impressionante! Facilitou bastante a minha vida!
Com todos os clamps, tom-holders e estantes devidamente montados fui em busca das posições dos pratos e tons como sempre utilizei.
Era hora de tocar e sentir o "Feel" dos dois bumbos e aí entrou em ação o meu xodó, PEARL DEMON DRIVE(P-3002D)! Em questão de 5 minutinhos(de verdade), o que era pedal duplo tornou-se dois singles com praticidade e apenas com o auxílio de uma simples chave de afinação.
Hoje pela manhã retirei os dois pedais e cuidadosamente regulei as tensões(Tensão essa que meu amigo BRUNO ZABAN considera IMPOSSÍVEL de se tocar) para que ficassem com o "feel" mais parecido possível. Outra coisa que não dá trabalho algum, uma vez que o Demon Drive possui 3 sugestões de marcações para CADA REGULAGEM existente nele. Assim você não terá que ficar observando meticulosamente, a olho nu, se os pedais estão na mesma altura, posição, tensão e etc. Isso é fantástico!
Tocando com dois bumbos.
Foi(e está sendo) maravilhoso! hahahaha. Estou extasiado com a experiência até agora! A diferença é absurda tanto para o volume quanto para a qualidade final do som. Fiquei com um comentário feito pelo Aquiles Priester anos atrás em relação aos dois bumbos. Em uma entrevista sobre o assunto ele disse: - Tocar com pedal duplo é MONO e com dois bumbos ESTÉREO.
Ao ficar posicionado na frente do Kit com o Raphael Luiz tocando eu pude confirmar tal afirmação.
Eu poderia ficar escrevendo sobre o assunto por várias horas. Até mesmo porque tem muita coisa para ser dita em relação ao assunto, mas vamos deixar para uma outra ocasião pois eu sei que irão surgir novos questionamentos e dúvidas(até mesmo minha descobertas).
Um grande Abrax.
Deth Santos
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